“O Sonho da Ave-do-Paraíso” foi um dos programas que produzi, junto com minha amiga e colega Sônia Coppini, para o Planetário Prof. José Baptista Pereira — o Planetário da UFRGS —, durante os mais de 23 anos em que lá permaneci.
Sônia e eu formávamos uma dupla realmente dinâmica e feliz. Ela escrevia os roteiros e eu os ilustrava. Na verdade, fazíamos tudo sempre de forma bastante colaborativa, intensa mesmo. Trocando ideias e criando juntos, do princípio ao fim — desde a concepção dos personagens até a finalização, transformando as imagens em slides para serem projetados na cúpula e gravando a trilha sonora —, nossas tarefas eram fartas, variadas e executadas em diversas etapas que duravam meses.
“O Sonho da Ave-do-Paraíso” foi o único, dentre os programas que criamos, a receber essa configuração de quadrinhos.
Compartilho duas capas: a primeira, da arte original — de quando disponibilizamos esse material em xerox, no final dos anos 90 — e a outra, da segunda reimpressão, de agosto de 2013 (a primeira impressão em gráfica aconteceu em agosto de 2005 e a primeira reimpressão, em setembro de 2007).
Ainda atual e necessária, essa história traz às crianças um pouco de conhecimentos sobre astronomia ao mesmo tempo em que convida a pensar sobre as riquezas e belezas do nosso planeta, sobre a vida e o destino das espécies que ainda o habitam.
Que todos fiquem estupefatos!
Lindo, urgente e potente. Queriq ter acesso aos outros programas, como?
que bom que curtiste, Dulci querida. lá no Planetário mesmo podes assistir aos programas. só não sei como está agora com o distanciamento. mas entra no site ou liga pra eles pra saber sobre as sessões. 😉🌸
Adorei! Vou repassar para meus sobrinhos netos. Obrigada.
gracias, Ieda! que bom, espero que curtam. bjs. 🌸🌟🌸
Vou repassar para meus sobrinhos netos. Admirável a representação em desenhos. Delicadeza em preto e branco.
.
Mukti amada… super contente com a tua apreciação. 🌸🌷🌸
Estou certa de que o Antônio ficará estupefato ao ouvir essa história, assim como eu fiquei. Obrigado sempre, Dudu!
ehehehe, tomara, Marta! grande abraço e obrigado. 🙏🏼❤️