O DDC, Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, esfera fundamental da cultura e da extensão nessa universidade, acaba de estrear um novo logotipo que criei especialmente para representá-lo.
Em essência, quis conceber uma marca fácil de visualizar e de reconhecer, optando por uma estilização das letras. Ao dispô-las lado a lado, incluindo outras menores no centro de cada uma, ampliou-se a reiteração de formas similares e em contraste, aumentando também a sensação de movimento pela analogia da composição com discos de vinil e com leques, artefatos que possuem o atributo do giro e que aludem a muitas categorias do fazer artístico, como a música, a dança, o teatro etc. O espelhamento das letras D e C também contribui nesse sentido e o agrupamento, apesar dessa aparente “oposição”, mantém sua característica de conexão e encadeamento. Através desse jogo de efeitos — entre formas, cores, disposições —, procurei traduzir em alguma medida, de modo inteligível e agradável, o lugar ao qual a sigla se refere, sugerindo igualmente impressões de agilidade e diversidade, atributos que o universo cultural possui e simboliza.
Fiquei muito contente e honrado por poder ajudar a renovar o símbolo de um espaço tão importante na vida cultural de Porto Alegre.
….E foi muito feliz nessa criação.
Parabéns, Dudu
gracias, Miroca! ❤️✨
Ficou lindo! E também me remete aos anos 50/60, um tempo que foi muito expressivo nas nossas Artes, principalmente nas Musicais!
Parabéns!
sim, Lu! total. alguém comentou que tinha um q de poesia concreta… é por aí. 🙌🏼🌹
que bonito!
obrigado! ✨🌸
Muito bom, Dudu!
Belo e clean!
obrigado, Loma querida! 🌸✨
Lindo! Parabéns, Dudu!
Gracias, Marta! 🌷🌟
De fato, ficou ótimo! Passa tudo que aludes no memorial descritivo – PARABÉNS!
Alda, querida, que bom que tu gostou! 🤗😘
Muito lindo e comunica muito bem o significado, adorei!
Eh, Caroline, obrigado! 🌹🌿🌹